domingo, 26 de outubro de 2008

LONDON - Mind the gap!!!*

Foi a 1ª que visitamos em nossa viagem e será aquela que não esqueceremos, por isso falo dela primeiro...

Londres é a Disney dos apaixonados por música, artes, vanguarda, cultura.... Pode ser fria e chuvosa – se bem que não pegamos nenhum dia fechado, só lindos dias de sol e frio de começo de outono – mas é tão moderna, civilizada, multicultural e acolhedora, que penso em voltar assim que puder, me apaixonei.....

Foram cinco dias intensos... Sempre na corrida para conseguir ver e fazer tudo o que queríamos... Ficaram algumas coisinhas de fora... O estádio de Wimbledon e o palácio de Buckingham, por exemplo... É, pode parecer estranho, mas a moradia da rainha e do príncipe mais sapo de toda a história do Reino Unido não estava na nossa lista de prioridades!! rs

Pra mim, a idéia da monarquia ainda existir é algo tão ultrapassado e sem sentido, que simplesmente deixei passar, sem culpa.... rs

Visitar a famosa Abbey Road e os estúdios de mesmo nome, onde há quase 40 anos os Beatles gravaram o álbum homônimo e fizeram uma das mais comentadas capas de disco de todos os tempos, estava em minha cabeça desde a primeira vez em que falamos sobre a viagem. O sonho foi realizado no 1º dia, claro!! rsrs

Como chegamos em Londres lá pelas 19h, nesse dia só rolou um finalzinho de noite no estiloso Sticky Fingers, bar do antigo baixista (1962-93) dos Stones, Bill Wyman. O lugar é muito bacana, repleto de discos de ouro e platina e baixos tocados por ele nesses anos todos de banda. O garçom que nos atendeu era gaúcho (bah!!) e é claro que reconheceu a nossa brasilidade pelo sotaque do nosso inglês.... hehe

Museu Britânico, de História Natural, de Ciências.... Londres é repleta de museus M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-S e completamente grátis!! Todos valem a pena, me diverti muito mais nesses lugares do que no tão celebrado Louvre, de Paris... Mas é aquela velha história: Faça a fama e deite na cama!!

E também tem aqueles mais excêntricos, como o bizarro museu de cera Madame Tussauds e o Museu do Sherlock Holmes, que funciona na casinha onde ele viveu, na Baker Street, e onde somos recebidos pelo mais simpático e fofo dos velhinhos, que adorou saber que éramos brasileiros... :-D

Monumentos foram vistos, como minha mãe diria, a toque de caixa!! :-P

Tower Bridge, London Bridge, Big Ben e o Parlamento, a gigantona London Eye…. Sempre correndo (e tirando fotos, claro!! rs)

A região do Soho, Piccadilly Circus e Chinatown é apaixonante!! Passamos um fim de tarde maravilhoso por lá... Perdidos pelas ruazinhas estreitas e cheias de excentricidades de Chinatown, e admirando os luminosos, teatros, restaurantes e lojas incríveis de Piccadilly... Muito bom mesmo!!

Fui até o bairro de Notting Hill (aquele do filme Um lugar chamado.... lembram?? rs) para fazer aquela fotinho básica em frente à The Travel Book Shop, local onde o personagem de Hugh Grant trabalhava no filme, e que existe, de verdade! rs

O bairro é fofo, casinhas coloridas e ruas tranqüilas... Pena que também foi na corrida.... :-P

E na nossa última noite fomos ao Hard Rock Cafe and Store, que fica bem em frente ao Green Park, onde fica aquele palácio que esnobamos, o de Buckingham... hehehe

Trouxe baquetinhas novas de lá (ainda virgens, já que estou na entressafra das minhas aulas de batera!! rsrs), comi muuuito bem, e fotografei todos os instrumentos que pude, ou melhor, quase fiquei louca, com aquele monte de baixos e guitarras de gente como Dee Dee Ramone, Billy Idol, Steve Vai, Keith Richards, Tom Petty, Bruce Springsteen, etc etc etc... Aquilo lá é uma loucura!!! Queria roubar tudo pra mim!!!! rsrsrs

Nossa, já estava esquecendo de comentar um lance insólito (hehe) que aconteceu com a gente em Londres! Todos os dias, sem exceção, quando descíamos para tomar café no restaurante do hotel, estava tocando A MESMA música, que era Don't dream it's over, do Crowded House, dá pra acreditar?? Sinistro!!! hahahaha

Como já lotei os meus álbuns do Orkut com fotos da viagem, aqui vou deixar algumas, acho que as minhas preferidas, e espero despertar em vocês a vontade de conhecer essa cidade tão civilizada, acolhedora e especial, que fez com que eu me sentisse realmente nesse tão aclamado 1º mundo, rs, coisa que definitivamente NÃO aconteceu em Paris!! Bom, mas isso já é papo para o meu próximo post.... :-D

*

Correndo do trânsito na Abbey Road

A gigantona London Eye

O delicioso British Museum

O agitado bairro de Chinatown

Hard Rock Store (de enlouquecer!! rs)

As ótimas estações de metrô (subterrâneas e tb ao ar livre) e os clássicos ônibus double-deckers

Sticky Fingers Bar

*

*P.S.: Pra quem ficou na dúvida sobre o significado da frase lá do título, aqui vai a explicação: Mind the Gap significa "Cuidado com o vão", e era isso que ouvíamos em uma gravação cuidadosa TODAS as vezes em que as portas do metrô se abriam. Esse som ficou registrado na minha cabeça, trazendo saudades.... :-D

3 comentários:

João Lenjob disse...

Nossa!!! Abbey Road, que sonho. Viagem fantástica!!!! Quando atravessou você cantarolou Here Comes the Sun, Something ou Come Together? Estou favoritando você também, ok? Beijos!!!

João Lenjob.

João Lenjob disse...

Ana Paula, vim aqui apresentar a minha parceiria com a Desenhista Andreza Nazareth, no blog, http://versosetracos.blogspot.com. Eu imagino que vai gostar, mas de qualquer forma aguardo sua posição. Visite e comente no trabalho que achar melhor, pode ser? Beijos!!!

João Lenjob

Juliana Franco disse...

Adorei, adorei.
Ótimo texto, fotos lindas.
Acho que quase não gostasse de London, né?
Hehehehe.