sábado, 22 de outubro de 2005

LIFE IN THE SUBURBS


De repente pensei nisso, na vida nos bairros residenciais. Eu acabo de me mudar para um deles, numa rua muito calma, cheia de verde por todos os lados, e cheia de vizinhos. Mas não de vizinhos como estávamos acostumados em SP, Zona Leste, com a italianada ou os nordestinos super abertos e acolhedores. Aqui os vizinhos são diferentes. Um pouco pela origem, muitas vezes alemã, um pouco pela soberba do povo do Sul, de se achar melhor do que gente de outras regiões do país. São pessoas fechadas, frias, que nem olham na sua cara, sempre desconfiados dos "paulistanos encrenqueiros". Pensam em sua santa ignorância: "Lá vem esses paulistas pra destruir nossa ilha, óióió!"... É ruim hein!!
Só quero deixar claro que isso não vale para TODOS no Sul. Aqui também tem um pessoal muito gente fina, inteligentes, gentis e acolhedores. Eu e o Cacá sempre fomos muito bem tratados por “quase” todos e não tenho do que reclamar (no geral), mas de vizinhos, infelizmente, não estamos NADA bem. - rsss
Mas fora os vizinhos antipáticos, agora que estou morando em uma casa, percebo como sentia falta dessa rotina toda da casa. O quintal, a grama, os gatos que dão uma passadinha rápida, os cachorros, os pássaros (aqui muitos e exóticos), conversar no portão. Coisas que não existem em um apartamento, que para mim sempre lembrou mais um hotel do que um lar.
Os finais de semana então, são um show à parte. Todo mundo com o cortador de grama ligado, lavando os carros, saindo pra dar uma voltinha de carro, recebendo visitas. É como se eles tivessem um roteiro e o seguissem sempre da mesma maneira. Lembro de ter visto uma cena que falava sobre isso no filme "Ela vai ter um bebê", quando o cara se muda para uma casa "in the suburbs" e começa a notar os hábitos sempre idênticos de seus vizinhos, e fica com medo de tornar-se um deles. É claro que isso é bobagem, mas ao mesmo tempo não tem nada mais interessante do que observar as pessoas, suas manias, seus hábitos. E num sábado lindo de sol, como hoje aqui em Floripa, meu novo lar, nada melhor do que escrever sobre essa vidinha pacata e gostosa que estamos levando agora, e rezar pra que continue sempre assim....................

Nenhum comentário: