segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Santa Rita de Sampa


Tô começando o último semestre do meu bacharelado na UFSC, ou seja, tô afundada em leituras sem fim, pro TCC e pras matérias de Literatura... same old... same old... hehe
Mas antes disso tudo começar de novo, eu consegui terminar um livro que ganhei de presente e amei!! Rita Lee mora ao lado, do Henrique Bartsch. A Rita é muuuuito mulher, gente finíssima, super inteligente e louquinha... Passei a admirá-la ainda mais depois de ler esse livro. Agora to a fim de comprar aquele box de dvds dela, o Biograffiti . Deve ser bem bacana também.... Quero deixar aqui alguns trechinhos e frases soltas que tirei do livro... Textos que me tocaram, de alguma maneira... :-P


:::

:::


“A Rita Lee Jones de Carvalho, que um dia me disse: Go, Johnny, go, go...”.



“...Eu ia fazer educação física na parte da manhã e vi com meus olhinhos que Rita não seguia a tradição sanguínea. Era um terror. Chefiava uma brincadeira que se chamava ‘Nhá-Bentas não gostam de meninas lentas’. Consistia em esmagar Nhá-Bentas na cara das meninas, principalmente das novatas...”



“...Mas quando uma prima americana escreveu dizendo que ‘The Pelvis’, como Elvis era conhecido por lá, era fã de James Dean, o círculo se fechou. Paixão imediata. E foi o passaporte de volta para a música, mas a metidinha queria algo diferente. Não queria só ouvir. Queria participar...”



“...Mas ao contrário da esmagadora maioria das garotas, ela não queria casar com nenhum Beatle, ou simplesmente dar para um deles. Ela queria ser um deles. Adorava a atitude, a fantasia, o som, o visual, o sucesso, o discurso, ser de uma banda, ter posições políticas, cantar o amor. Essa era a meta... Nem tudo era verdade, pois acho que mostrava uma boa queda por Paul McCartney. Começou até a tocar contrabaixo...”



“...Tempos depois, Peticov acabou de dar o toque em seu charme, comprando uma moto e abrindo, em sociedade, a Hi-Fi Discos, na Rua Augusta. Era a fome e a vontade de comer. Passou a morar nos fundos da loja, onde tinha um quartinho cheio de pôsteres e com vários quadros pintados por ele. Passei muitas tardes ouvindo as últimas novidades importadas que ele recebia...”



“...Rita ficou de cara apaixonada pelo visual de filme branco-e-preto sobre jovens rebeldes que Arnaldo ostentava sem saber, e o baixista adorou a inteligência e a maneira moleque de ser da sardenta, algo impossível de ser encontrado em uma garota. Ficaram apaixonados. Um pela loucura do outro, eu acho...”



“...Rita passou horas em frente ao estúdio Abbey Road para ver os Beatles. Viu, mas não conseguiu agarrar Paul, pois se o tivesse feito jamais a veríamos novamente. Seria a Feia McCartney. Apenas o que conseguiu foi dar uma lambida na maçaneta da porta de entrada do estúdio, segundos após a saída dos quatro...”



“...Quem estava incógnito naquele Hollywood Rock de 1975 (ai, eu ainda tava nascendo aqui!!!! rsrsr) era Eric Clapton, juntamente com Patty Boyd, recém-separada de George Harrison. Aquilo sim é que era amizade. Ceder a mulher para o amigo...” (É, aqui tem ironia, claro. A tal Patty Boyd é a Layla, aquela, da música com a qual Clapton a “roubou” de Harrison.... hehehe)



“....O começo de 1986 até parecia promissor (...). Eles iriam fazer um programa chamado ‘Radioamador’, que seria transmitido pela emissora paulistana 89 FM e pela Rádio Cidade, do RJ. Era uma loucura total (...) Rita e Bivar reuniam-se na casa dela e inventavam as pautas. (...) Logicamente tinha muita maconha, e os dois ficavam viajando nas capas dos vinis que escolhiam pra tocar. O advento do CD acabou mesmo com essa prática. As capas dos vinis eram muito melhores, pois não precisava de lupa para ver figuras ou ler as fichas técnicas. (...) Rita tocava sons alternativos e inusitados, além de dizer coisas infames, como, no Dia das Mães, ‘Mãe é padecer no Paraíso, mas pode descer na Vergueiro também’. Coisa de paulistanos acostumados ao metrô...”


:::

:::

E ainda tem tanta, mas tanta coisa bacana, que não dá pra postar tudo aqui, teria que colar o livro todo... Mas já deu pra dar um gostinho, né? :-P

Nenhum comentário: