segunda-feira, 26 de abril de 2010

CINE 2000

Esses dias a Ju me mandou uma matéria sobre as piores (ou melhores, depende do ponto de vista! rs) montanhas russas do mundo, e eu me lembrei de como sentia medo dessas gigantonas gringas (geralmente de madeira) só de passar pela simulação do Cine 2000 no Playcenter. Claro que isso foi nos anos 80, e hoje em dia aquela "realidade virtual" me parece infantil, mas deliciosa e cheia de nostalgia. 
Procurei alguma coisa na Internet sobre o Cine 2000, que hoje em dia, claro, não existe mais, tendo sido substituído por um sistema mais moderno (3D ou 4D, não tenho certeza), e atende pelo nome Magic Motion. Achei textos (como esse!) metendo o pau no Playcenter, com razão, que só tem decaído mais e mais desde os anos 80. Uma pena. Achei também uma entrada divertida na Desciclopédia, também sobre a decadência do parque, e finalmente alguns vídeos em que se consegue ter uma pequena noção do que eram esses cinemas 180o.
Os vídeos são bem toscos e escuros, mas principalmente no 2º aí embaixo, dá pra se ver bem como as pessoas ficavam de pé em frente aquela tela gigantona, em forma de meia lua (180º, dãhhh!!), que ocupava meio cinema.