segunda-feira, 31 de julho de 2006

Stella Florence e o Show de Calouros


Hoje vou deixar um texto da Stella Florence.....
Adorava o site que ela mantinha com o ex-marido, o também escritor Eduardo Haak. Os dois se separaram e abandonaram a página chamada Crônicas da Vida a Dois, que sempre tratava de um assunto (acho que um por semana, se não me esgano), mas do ponto de vista de cada um. Eram dois textos sobre o mesmo tema, e claro que o resultado sempre era muito interessante. Adorei esse texto porque também quero acrescentar as coisas que me fazem voltar ao tempo instantaneamente. Já aconteceu comigo diversas vezes, de estar em algum lugar, ouvir algum som, comer algo, e pumba!, lá estava eu nos anos 80, ou até mesmo final dos 70 (ai, tô ficando velha, caraca....)
Bom, vamos lá. O cheiro do sabonete de limão com açúcar da Natura, que é idêntico ao glacê de limão que minha mãe fazia quando eu era pequena ; aqueles PEZ (lembram?), que acabei encontrando de novo em 1999 (+ ou -), e agora parece que foram relançados de vez. Mas pelo o que percebi não agradou muito à criançada de hoje, acho que eles já têm novidades demais pra achar interessante aquelas balinhas que saem de baixo das cabecinhas dos personagens de desenho animado ; chocolate Stickadinho, que na minha época era só Stick ; aquele tijolo de sorvete da Kibon, que eu comia INTEIRO (é, sou magra de ruim mesmo...) ; AI MEU DEUS, acabei de lembrar de um lugar dos sonhos, a sorveteria Busca Crepe, que ficava no Shopping Center Norte, putz, aquilo era muuuito bom. Eu lembro que amava a taça África, e até hoje lembro dos ingredientes, um por um, quer ver? Sorvete de chocolate, de flocos, crocante e creme, calda quente de chocolate, farofa crocante, chantilly e aqueles palitos cobertos de chocolate. Ai, tô passando mal......... ; Eskibon que vinha em caixinha de papelão (olha, esse faz tempo mesmo, eu ainda morava na Vila Talarico). Eu lembro que tinha um de caixinha azul (o Eskibon normal), e o de caixinha vermelha (com casquinha crocante). Delícia! ; Feira livre. Coisa que não existe aqui no Sul, e que me lembra muito a infância. Eu ia com minha mãe só pra passar na barraca daquela mulher que dava um monte de coisas pra gente comer, salsicha, queijo, azeitonas, era uma festa. Fora isso ainda tinha a banca do pastel no final da feira né?, claro, não dá pra esquecer dos pastéis de feira. Aqui no Sul ninguém sabe fazer pastel, e isso é uma b......!!!!! Bom, como já deu pra notar que hoje eu só vou ficar nas comidas mesmo, e eu já perdi muito tempo com essas lembranças e preciso trabalhar, outro dia volto com as outras coisas que me remetem ao passado (que não sejam comestíveis, ok?). É que sou muito comilona e essas maravilhas precisavam de um espaço só para elas, sem concorrência, blz.... (É, eu já disse que sou magra de ruim.... rsrsrsrs)

::: :::

Que coisas te levam instantaneamente ao passado?
Stella Florence

Você já ouvir falar de madeleine proustiana? Trata-se de uma expressão, extraída do romance de Marcel Proust, "Em busca do tempo perdido", que significa algo que te remeta ao passado instantaneamente (a um passado bom ou ruim). Pode ser um cheiro, um gosto, uma paisagem ou até mesmo um ruído.
Eu confesso: se tem uma coisa que me leva direto para a infância e me acalma tremendamente é a voz do Silvio Santos. Lembro que, quando minha filha nasceu (naquela primeira semana em que a gente perde o chão), a única coisa que me dava um pouco de tranqüilidade era ligar a TV e ouvir a reconfortante voz de Silvio Santos. Nessas horas, eu pensava: "O mundo continua o mesmo, Silvio Santos está no ar, tudo vai ficar bem".
Outro dia, passando por um daqueles problemas familiares súbitos que viram a vida da gente de pernas para o ar, sem o menor pudor, em vez de recorrer a um calmante, liguei a TV no SBT e fiquei ali, sendo acalmada pela gagueira, pelos estalares de língua e pela gargalhada característica do apresentador. Aleluia: Silvio Santos é meu pastor e nada me faltará!
Comecei a perguntar aos meus amigos que coisas ou situações tinham o poder de deixá-los calmos, de lhes lembrar a infância ou um tempo qualquer muito agradável, e ouvi as mais curiosas respostas.
Cheiro de mexerica, o barulho do freio do Fusca (que quando a gente soltava fazia tlec-tlec-tlec), o primeiro colégio em que se estudou, a boneca Suzi, Feijãozinho ou Fofolete, goiabada com queijo, as vinhetas dos jornais da TV Globo (sempre ligeiramente estridentes), a gargalhada da Hebe Camargo, os desenhos "Thundercats" ou "Cavaleiros do Zodíaco", cheiro de chuva, filmes de Tom Cruise ou Tom Hanks, Al Bundy e sua cara de enfado, azaléias, andar de bicicleta, bolhas de sabão, a música do realejo, o pirulito Dip n´ Lik e o salgadinho Ebicen (sim, eles ainda existem!), um cobertor puído, aviões em miniatura, infusões de eucalipto, pastilhas Valda, passar de carro na Paulista quando está chovendo, táxi de duas portas (sem o banco da frente e com uma cordinha para o motorista conseguir fechar a porta do passageiro sem sair da direção), cheiro do bife acebolado da avó, passe do metrô, encarte de disco de vinil, esburacar toda a margarina para fazer aquela carinha sorridente da antiga propaganda, tênis All Star, os Trapalhões, comer jabuticaba no pé, Michael Jackson (negro, branco ou ET), a voz do Cid Moreira, Alemanha Oriental, URSS ou qualquer coisa que lembre a Guerra Fria, copa do mundo, fazer um furinho na tampa de metal do refrigerante e ficar tomando feito mamadeira (tem gente que ainda faz o tal furinho, mesmo na tampa de plástico), o apito do afiador de facas, o vira-lata centenário de uma tia, a música do caminhão de gás, Didi Seven, facas Ginsu e meias Vivarina, os berros das maritacas, especial de fim de ano do Roberto Carlos, e, é claro, qualquer programa apresentado por quem, Lombardi? Quem? Sílvio Santos vem aí, lá-lá lá-lá lá-lá!

terça-feira, 11 de julho de 2006

What's going on......


Então, o que tá acontecendo aqui em Floripa ultimamente?


Bom, os postos de gasolina finalmente descobriram a concorrência, e o meu pai nem acreditou quando viu que agora a gasolina é mais barata aqui do que em São Paulo.Ao contrário de São Paulo, minha amada cidade, cada vez mais afundada no crime e na sujeira, Floripa tem estado tão bela, limpa e civilizada que dá gosto (rs).


Ainda hoje tenho meus momentos “síndrome do pânico”, herança de assaltos e situações desagradáveis passadas quando ainda morava em SP, mas nunca me senti tão leve e sossegada quanto venho me sentindo ultimamente por aqui. Não, aqui não é o paraíso, nem sei se isso existe, mas que é um alivio para paulistanos desesperados, ah isso é!



Estamos também no meio de um semestre louco na UFSC, já que devido à greve do ano passado, teremos aulas até o final de Agosto, e então só uma semaninha de férias.... Que #*@%#!! Agora, que também voltou a ser universitário, o Cacá entende porque eu me descabelava com esse moooonte de leituras, seminários e afins. Univ. Federal não é nem de longe como estávamos acostumados naquelas faculdades noturnas de SP. O que eles querem é dedicação exclusiva, 24h, e que se dane o trabalho, a casa, o marido........ai, não agüentooooo!! Tá fazendo um friozinho gostoso por aqui, tem um lugarzinho novo fofo na Lagoa, a Racletterie Suisse, com lareira e fondues maravilhosos. Esse mês, algumas pessoas de quem gosto muito fazem aniversário, especially my babe.....



Ah, claro, não podia esquecer.... Meus pais estão aqui nos visitando. É tão gostoso ter uma mãe por perto pra mimar um pouco a gente, só quem mora longe da família é que sabe como damos valor a esses momentos..... Va bene... Ci sono tante altre cose di cui parlare, però non ne voglio parlare in questo blog, qui sono solo le cose che vengono alla mia testa, quelle che voglio buttare via, non della mia vita, ma del mio pensiero. Ma dai!!!! L’Azzurra ha vinto bellamente la Coppa del Mondo di Germania! Mi ero quasi dimenticata di questo… Brava Azzurra!!!!!!